3 Sacadas para Pensar Estrategicamente

Imprimir Envie para um amigo
Por Diretoria de Comunicação e Marketing em 14/04/2016
3 Sacadas para Pensar Estrategicamente

As pessoas estão reclamando muito do momento desafiador em que estamos vivendo. Entretanto, para se destacar, é preciso (mais do que nunca) pensar de forma estratégica.

O pensamento estratégico requer dedicação e percepção do ambiente interno e externo no qual você está envolvido. Seguem três sacadas necessárias para desenvolver o pensamento estratégico:

Avalie Sistematicamente o Seu Negócio

Você já fez o levantamento de quais alternativas e recursos sua organização dispõe? Você vai precisar disso para entender de que forma esses recursos podem ser úteis para alcançar o seu objetivo. Mas são todos os recursos: financeiros, equipamentos, imagens, talentos etc.

Estratégia – Execução = Nada

Agora chegou a hora de arregaçar as mangas. Trace um mapa com a sua estratégia. Esse mapa deve ser uma descrição de cada passo que você deverá tomar para chegar onde pretende. Defina o que, como e porque você deve tomar cada ação. Mas por favor, comunique isso à sua equipe. Muitas empresas falham por não serem eficientes na comunicação. E seja rápido na tomada de decisão!

Priorize os Recursos

Organizes suas necessidades em ordem de importância, saiba como identificar e dar prioridade ao que é mais grave; depois o que é urgente; e por fim o que é tendência. Outra característica importante para quem quer pensar de forma estratégica é saber delegar funções. Lembre-se: não existe pessoa errada no lugar certo. O que existe pessoa certa no lugar errado ou pessoa certa no lugar certo.

 

____

Alexsandro Geraldo é Consultor Organizacional e Professor Executivo no Pós ADM FGV

MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas.

 Foi Analista de Mercado do Departamento de Marketing da TELEMAR. Em 1999 foi transferido para o atendimento a Clientes Corporativo onde prestou consultoria a grandes clientes da empresa. Saiu em 2000 para participar do desenvolvimento da marca Redfield. Em 2004 foi Diretor da Aliança Comercial dos Retalhistas (entidade que representa os lojistas do Centro de Maceió). Adquiriu as lojas 775 e Redfield do Maceió Shopping em 2007. Em fevereiro de 2010 foi eleito Presidente da Associação dos Lojistas do Maceió Shopping. Foi convidado em novembro de 2010 para o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária – SEMTABES e em junho de 2011 para o cargo de Superintendente Adjunto da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano – SMCCU da Prefeitura Municipal de Maceió.

 

Interesse e pesquisador em Gestão, Liderança, Vendas, Marketing, Varejo, Desenvolvimento Sustentável, Inovação, Matemática Financeira e Empreendedorismo.

Comentários