5 etapas fundamentais para montar o seu plano de negócios

Imprimir Envie para um amigo
Por Diretoria de Comunicação e Marketing em 14/09/2016
5 etapas fundamentais para montar o seu plano de negócios

Um dos primeiros passos para quem quer empreender é montar um plano de negócios. Este plano vai esclarecer cada passo que será dado para que o seu objetivo seja atingido e o negócio possa crescer. Não há regra fixa para criação da estratégia,porém, uma boa partida é planejar as atividades que deverão ser desenvolvidas, prazos e resultados esperados. Para isso, existem algumas etapas que podem te ajudar nessa tarefa.

1- A ideia é o ponto de partida para um empreendimento. É muito importante fazer uma análise do seu projeto inicial para ter a certeza de que ele pode vir a se tornar um negócio.

2- A seguir, estude a oportunidade, avaliando o potencial de retorno financeiro e o mercado consumidor. É muito importante conhecer o mercado em que deseja atuar, por isso pesquise sobre o perfil de consumidor que seu produto ou serviço atenderá e também sobre os concorrentes.

3- Depois de identificada a oportunidade, é iniciado o desenvolvimento do plano de negócios. Nesse processo o empreendedor poderá identificar algumas dificuldades ou falhas e rever o conceito do seu negócio, fazendo as devidas alterações.

4- No penúltimo passo, o empreendedor deverá saber com clareza a quantidade necessária de recursos para financiar o empreendimento, como funcionários e infra- estrutura e onde poderá obtê-los.

5- Agora começa a gestão da empresa. Aqui é provável que o empreendedor tenha novas ideias e perceba diferentes oportunidades então lembre-se, O plano de negócios não deve ser imutável, pelo contrário, é necessário que seja adaptado de acordo com o crescimento e as necessidades do negócio.

Comentários