Eleições 2018: Sala de Democracia Digital é lançada em seminário sobre rede sociais e Fake News

Imprimir Envie para um amigo
Por Portal FGV em 26/07/2018
Eleições 2018: Sala de Democracia Digital é lançada em seminário sobre rede sociais e Fake News

Fonte: Portal FGV

Monitorar o debate público e o impacto das práticas de desinformação nas redes sociais durantes as eleições de 2018. Essa é a proposta da Sala de Democracia Digital – #observa2018, que acaba de entrar no ar. A nova plataforma, uma iniciativa da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP), visa disponibilizar, de forma pública e acessível, análises diárias sobre as discussões de políticas públicas, temas eleitorais e ações de manipulação do processo político, como a presença de perfis automatizados (robôs) e a difusão de notícias falsas.

"O Brasil está no top 5 de usuários de redes sociais. A gente vem de uma situação extremamente polarizada e que vai ser intensificada, então existe uma preocupação. Nosso papel é operar do lado da sociedade civil, dando transparência ao processo", destaca o diretor da FGV DAPP, Marco Aurélio Ruediger.

O lançamento da plataforma foi realizado no dia 25 de julho durante o seminário que reuniu especialistas para debater o impacto das redes sociais nas eleições no Brasil e no mundo. Na abertura, o pesquisador da FGV DAPP, Amaro Grassi, destacou que a Sala de Democracia Digital converge uma série de esforços e trabalhos que vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos.

“A ideia da Sala de Democracia Digital - #observa2018 é ser um projeto que tem um impacto real na agenda pública brasileira, ou seja, fazer um acompanhamento sobre o debate político e eleitoral, monitorar o que os brasileiros falam em relação aos candidatos e à agenda pública, quais são as questões críticas para o futuro do Brasil, e evidentemente com o foco nesse fenômeno global da desinformação, da presença de robôs, das fake news e de como isso pode interferir de forma lesiva ao processo democrático brasileiro. O projeto da Sala é destinado a abordar esse momento da história brasileira em uma perspectiva interdisciplinar, trazendo todos os nossos parceiros para um esforço concentrado de qualificar o debate público que vamos presenciar nos próximos meses”, destacou o pesquisador na abertura do evento.

A Sala de Democracia Digital - #observa2018 tem base na sede da FGV DAPP, no Rio de Janeiro, e adota como linha editorial o caráter técnico, isento e apartidário, orientadas exclusivamente para contribuir à qualificação do debate público. A iniciativa conta com uma rede internacional de parceiros, composta pelo Atlantic Council; o National Democratic Institute (NDI); a Omidyar Network; o Visualization and Data Analytics Research Center (VIDA), da New York University (NYU); o Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E); o Digital Ethics Lab, do Oxford Internet Institute; a Escola de Direito da FGV (FGV Direito SP); a FGV Projetos; e a Rustcon.

A Sala conta ainda com parceria de mídia com a rádio CBN, o jornal O Estado de S.Paulo, a agência de fact-checking Lupa, o portal digital Nexo Jornal; e a Elo Company, além de um Comitê Observador, formado por uma rede internacional de parceiros acadêmicos, de sociedade civil e governamental, manterá interlocução permanente com os pesquisadores da FGV DAPP na Sala para a troca de experiências durante o período eleitoral.

Para conhecer a Sala de Democracia Digital - #observa2018, acesse o site.

Assista ao evento na íntegra:

Galeria de Fotos

Comentários