Qual a Importância da Qualificação Profissional no Mercado de Trabalho?

Mercado de Trabalho | Por: Comunicação e Marketing em 27/07/2018   

Fonte: Futuro Recursos Humanos

QUAL A IMPORTÂNCIA DA  QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL  NO MERCADO DE TRABALHO?
 
Quando se fala em Mercado de Trabalho, qual a primeira coisa que lhe vem a mente? Currículo, entrevista e salário? Pois bem, saiba que este não é o caminho para uma carreira profissional bem sucedida.
 
 
 
Quando se fala em carreira profissional, a chave do sucesso está no investimento pessoal. Está em manter-se atualizado e dentro do modelo de profissional que o mercado exige, procurando conhecer sempre mais sobre sua área de atuação.
 
Mesmo para aquele profissional formado e com anos de experiência, os benefícios do constante investimento no conhecimento são inegáveis. Listamos a seguir os principais motivos para o profissional buscar estudo e conhecimento:
 

1 – Crescimento pessoal

A grande questão de investir em algum curso ou capacitação é o crescimento que isto pode lhe proporcionar. Você estará a par das novas ideias e conceitos que o mundo e o mercado exigem. As mudanças têm acontecido cada vez mais rápido, o que faz com que seja necessário estar atento às novas demandas. Além disso, é praticamente impossível que apenas um curso seja capaz de abranger todas as funções de uma determinada área de atuação, logo, é necessário especializar-se.
 

2 – Novos desafios

Seja na sua área ou buscando entrar em uma nova, os cursos e capacitações são sempre um passo para fora da usa zona de conforto. Estar comprometido com algo além das funções habituais exige responsabilidade e mostra interesse em se tornar sempre melhor.
 

3 – Redirecionar sua carreira

É comum que haja alguma insatisfação com o mercado de trabalho ou com o curso superior escolhido. Hoje, as áreas de trabalho são muito diversas e um curso de especialização pode ser essencial para você encontrar uma outra direção para a sua carreira.
Em vez de optar por outra graduação, cursos de atualização e capacitação podem ser uma solução mais prática e menos custosa para conseguir novas possibilidades de atuação. Uma trajetória profissional não precisa ficar para sempre presa à formação inicial — basta encontrar novos focos e se capacitar para isso.
 

4 – Networking

Conhecer pessoas é uma das principais estratégias do mercado de trabalho. Quando se tem uma rede de contatos sólida, é possível estabelecer conexões e criar oportunidades até mesmo de uma conversa informal. Estar inserido em um ambiente onde todas as pessoas possuem conhecimentos e objetivos semelhantes traz uma troca de experiências muito rica e pode fortalecer seu desenvolvimento profissional através da boa comunicação.
 

5 – Reconhecimento e visibilidade

Mesmo sabendo que o retorno financeiro de um investimento na capacitação profissional tem retorno a médio e longo prazo, deve-se ter em mente que as melhores vagas são as mais concorridas e que ficam com elas, os profissionais mais habilitados. Portanto, demonstrar engajamento, dedicação e vontade de se capacitar e ascender na carreira pode render bons frutos. Lidar com novos desafios e agregar conhecimento são fundamentais para a construção de um bom currículo e de uma carreira de sucesso.
 
Essas foram as nossas dicas para que ninguém fique estagnado. Para encontrar as oportunidades que podem dar um start na sua carreira, Inscreva-se no MBA FGV em Gestão Empresarial