MODALIDADE: PRESENCIAL
DURAÇÃO: 18 MESES
CARGA HORÁRIA: 432 Hrs/AULA
OBJETIVOS
O MBA Executivo em Economia e Gestão: Planejamento, Financiamento e Governança Pública está organizado em três módulos. O primeiro módulo apresentará temas relacionados ao planejamento, à contração e à avaliação das políticas e dos programas governamentais. Esse conteúdo desenvolverá competências para elaborar projetos, promover inovação, preparar e analisar dados, e realizar avaliações de políticas públicas e organizações governamentais. O segundo módulo traz temas referentes à configuração do ciclo orçamentário, à mobilização de recursos financeiros e à contratualização de parcerias público-privadas e concessões para o desenvolvimento de ações de interesse público. Esse conteúdo desenvolverá competências para gerenciar os procedimentos relacionados ao ciclo orçamentário, à mobilização de instrumentos orientados ao financiamento e à geração de incentivos fiscais e financeiros associados a objetivos de interesse público, bem ao desenvolvimento e à gestão de contratos de parceria intergovenamentais e de parcerias público-privadas e concessões. O terceiro módulo disponibilizará temas relacionados à governança pública, à gestão de riscos e às atividades de controle dos atos de gestão. Esse conteúdo desenvolverá competências para a estruturação de mecanismos de governança pública, a organização de procedimentos de gerenciamento de riscos, a avaliação de desempenho e a gestão dos instrumentos de controle no âmbito das organizações e dos programas governamentais.
Ao final do MBA Executivo em Economia e Gestão: Planejamento, Financiamento e Governança Pública, o aluno será capaz de: identificar conceitos e práticas relativos à moderna gestão governamental;
- promover inovação no âmbito das ações e dos programas;
- analisar os instrumentos associados à elaboração e gestão de projetos;
- realizar a gestão orçamentária e financeira das ações e programas;
- estruturar a arquitetura de financiamento de programas de governo;
- analisar a contratualização de parcerias intergovernamentais e parcerias público-privadas;
- gerir, de modo estratégico, as organizações governamentais;
- organizar procedimentos de governança e gestão de riscos;
- avaliar o desempenho no âmbito das organizações e dos programas de governo e a gestão dos instrumentos de controle no âmbito das organizações e dos programas governamentais.
PÚBLICO-ALVO
O MBA Executivo em Economia e Gestão: Planejamento, Financiamento e Governança Pública é recomendado preferencialmente para profissionais que atuam em órgãos governamentais no âmbito do Poder Executivo, seus ministérios, fundações, autarquias, agências reguladoras e empresas estatais dependentes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios com mais de 500 mil habitantes. Também é recomendado para os profissionais com atuação no Poder Legislativo e no Poder Judiciário, nas esferas federal e estadual. Poderão ser profissionais que atuam fora das organizações de governo, desde que exerçam atividades com forte interface com esse setor, como é caso de jornalistas especializados e membros de organizações multilaterais e de organizações da sociedade civil (Terceiro Setor).
METODOLOGIA
Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados. Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos. Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação. As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
COORDENAÇÃO
O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional.
Coordenação Acadêmica: Mauro Santos Silva
Próximas turmas:
Turma – CONFIRMADA!
Início: 24 de Janeiro/2025
COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS